Sibratec NANO – Submissão de Projetos até Janeiro – Financiamentos de 100 a 400 mil

11/12/2017 13:02

Nanotecnologia como plataforma de inovação

Quer aplicar a nanotecnologia em novas soluções para o mercado? No programa SibratecNANO, você pode desenvolver esta inovação em parceria com empresas e contar com financiamentos de R$ 100 mil a R$ 400 mil. O período de submissão de projetos começou em 04/12

Instrumento de aproximação entre setor empresarial e rede científica, o Sistema Brasileiro de Tecnologia – Centro de Inovação em Nanotecnologia (SibratecNANO) está com o 4º ciclo de avaliação aberto. O chamamento convida empresários e pesquisadores do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO) a formarem uma parceria para o desenvolvimento de projetos inovadores. O programa prevê apoio financeiro de R$ 100 mil a R$ 400 mil para a execução das iniciativas.

Prazo aberto para envio de propostas

O período para submissão de propostas começa dia 4 de dezembro, e segue até 29 de janeiro de 2018. Empresários, com a colaboração de um ou mais laboratórios do SisNANO, podem submeter projetos direcionados à inovação em produtos e processos nanotecnológicos, com foco no mercado e na geração de valor para negócios e sociedade.

Os projetos devem atender uma das redes de interesse do SibratecNANO: Centro de Inovação em Nanomateriais e Nanocompósitos; e Centro de Inovação em Nanodispositivos e Nanosensores.

Pesquisadores de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) que possuem laboratórios credenciados ao SisNANO e ao SibratecNANO podem se vincular para submeter projetos. Já os pesquisadores que atuam no SisNANO podem buscar empresas para firmarem parceria.

SibratecNANO

Com recurso do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e execução da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), o Programa articula e financia projetos cooperativos entre empresas e ICTs que compõem o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), também vinculado ao Governo Federal.

Juntas, essas instituições formam um grupo que cria oportunidades de apoio ao desenvolvimento tecnológico e ao potencial inovador de empreendimentos nacionais de todos os portes, especialmente as microempresas, por meio de soluções nanotecnológicas.

O SibratecNANO está se consolidando como uma iniciativa que atua na ampliação da inovação das empresas para, assim, expandir a qualidade de produtos e a maturidade de negócios e processos, elevando o valor, a produtividade e a competitividade das organizações no mercado brasileiro.

O SibratecNANO é executado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.