Workshop

 

Logo Workshop

Programação Final

Hora Descrição Responsável
09:00-10:00 Credenciamento
10:00-10:15 Abertura Roselane Neckel (Reitora/UFSC)
Natalino Uggioni  (Diretor/FIESC)
10:15-11:00 Palestra de Abertura Prof. Tito Trindade, Aveiro/Portugal.
Colaborador do International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL)
11:00-12:00 Mesa Redonda:

Oportunidades de Financiamento de Projetos em Nanotecnologia

Natalino Uggioni FIESC/IEL, Claudia Romani(SENAI), Cesar Franco (LINDEN/UFSC), Anderson Luiz Pacheco de Souza (BADESC),Rodrigo Coelho (FINEP),Murilo Guimarães (FINEP)
12:00-13:00 Brunch
13:00-13:35 Nanopartículas antimicrobianas

Case TNS

Gabriel Nunes (TNS)

Cesar Franco (LABSIN)

13:35-14:10 Funcionalização de nanoargilas

Case T-COTA

Case CERMAT

Henrique Cislagui da Silva (T-COTA)

Dachamir Hotza (CERMAT)

14:10-14:45 Produtos nanoencapsulados

Case NANOVETORES

Case LABMASSA

Betina Ramos (NANOVETORES)

Débora de Oliveira e Marcos Batistela (LABMASSA)

14:45-15:20 Materiais e superfícies nanoestruturados

Case CETARCH

Case LABMAT

Heloisa Campos, Eduardo Campos (CETARCH)

Diego Salvaro (LABMAT)

15:20-15:30 Lançamento do livro “Nanossegurança: Guia das boas práticas em Nanotecnologia para fabricação e laboratórios” Leandro Berti (ADNANO)

Luismar Porto (INTELAB)

15:30-15:40 Encerramento Dachamir Hotza (LINDEN/UFSC)
Natalino Uggioni (FIESC/IEL)
15:40-16:00 Coffee Break
16:00-18:00 Rodada de negócios TNS, T-COTA, NANOVETORES, CETARCH, LINDEN, FIESC/IEL, SENAI, FINEP, BADESC.

Data do evento

05/05/2016, 5ª feira

Local do evento

Auditório Milton Fett, FIESC, Florianópolis, SC

 Público-alvo

• Empresas: o LINDEN trabalha em estreita colaboração com empresas dos mais diversos setores da economia como têxteis, cosméticos, fármacos, agronegócio, eletro-metal-mecânico, cerâmico, saúde e tintas.

• Redes de pesquisa: O Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), operado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), é um instrumento de articulação e aproximação da comunidade científica e tecnológica para com as demandas das empresas. A finalidade é apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras dando condições para o aumento do grau de inovação das mesmas e, assim, contribuir para aumento do valor agregado de faturamento, produtividade e competitividade nos mercados interno e externo.

• Comunidade de CT&I: O Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas LINDEN agrega os laboratórios associados a inovação na área de nanotecnologia na UFSC. O LINDEN está relacionado com mais de 20 grupos de pesquisa especializados em nanotecnologias, dos quais 12 são associados ao LINDEN.

Resumo

Através deste Workshop, o LINDEN (Laboratório Interdisciplinar do Desenvolvimento de Nanoestruturas) da UFSC pretende promover a interação indústria empresa com o apoio da FIESC. O LINDEN faz parte da rede SISNANO/MCTI e têm como objetivo gerar e transformar conhecimentos científicos e tecnológicos em produtos, processos e protótipos inovadores com viabilidade comercial.

Objetivos

Objetivo geral

Reunir empresas de setores tradicionais, especialmente dos setores têxtil e metal mecânico, empresas de base tecnológica e pesquisadores de ICTIs de Santa Catarina, para discutir desafios de desenvolvimentos em nanotecnologia com vistas à incorporação de soluções inovadoras para a melhoria da competitividade de setores chaves da economia da região.

Objetivos específicos

  • Realizar um Workshop tecnológico-empresarial e associadas atividades de interação.
  • Mapear competências de ICTIs e empresas fornecedoras de soluções nanotecnológicas da região. Apresentar novos conhecimentos e aplicações de nanotecnologia oriundos de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior.
  • Promover negócios e interações entre empresas e/ou grupos de pesquisas das ICTIs.

Descrição da temática do evento

A inovação tecnológica tem sido o impulsionador das grandes economias e grande gerador de riquezas.A nanotecnologia desponta com a promessa de impactar ainda mais a vida das pessoas gerando novos produtos, novos comportamentos e quebrando paradigmas. Esse processo já em desenvolvimento permeia de forma incremental quase tudo no setor produtivo mundial com consequências ainda não muito bem definidas em um horizonte não muito distante. O Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas LINDEN agrega os laboratórios associados a inovação na área de nanotecnologia na UFSC. O LINDEN está relacionado com mais de 20 grupos de pesquisa especializados em nanotecnologias, dos quais 12 são associados ao LINDEN e trabalham em estreita colaboração com empresas dos mais diversos setores da economia como têxteis, cosméticos, fármacos, agronegócio, eletro-metal-mecânico, cerâmico, saúde e tintas.Visando inserir nesse cenário urge a necessidade de reunir esforços de empresas de setores tradicionais, empresas de incubadoras e pesquisadores acadêmicos em um Ecossistema de Inovação em Nanotecnologia criando uma atmosfera ainda inédita em nosso país que é o de cooperar internamente para competir externamente.

Justificativas

No Brasil existem algumas iniciativas que caminham no sentido de ampliar o uso de nanotecnologias em vários produtos e processos, porém ainda observa-se que, em geral, o que existe são aglomerações de empresas e instituições científicas e tecnológicas que apresentam dificuldades de operação organizada na forma de um sistema – cooperando internamente e competindo externamente. Além disso, conclui-se que: Há necessidade de desenvolvimento de novos produtos nanotecnlógicos em setores estratégicos emergentes, que são tendências no cenário mundial, por exemplo – Energia Sustentável, Biotecnologia e Neurociência. Há necessidade de inovação e de excelência em empreendedorismo e tecnologia competitiva internacionalmente. Há necessidade de uma metodologia de desenvolvimento de produtos, que deve considerar a consolidação de uma estrutura efetiva de governança, suporte e promoção.

Importância, impactos e resultados

Como parte do programa nacional SISNANO (Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia) patrocinado pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), o LINDEN, congrega 12 laboratórios associados de nanotecnologia da UFSC com alta maturidade e consolidação. A sua missão é fornecer solução em nanotecnologia para as empresas tradicionais e start-ups e alavancar a inovação para diferentes setores da indústria. Nesta palestra vou descrever a estrutura básica e fundações de LINDEN bem como a competência dos laboratórios associados no fornecimento de soluções inovadoras de nanotecnologia em serviços, produtos e processos. O LINDEN terá sede própria em prédio em fase de acabamento no CTC, possui um aporte inicial de recursos de 1,2 milhões em projeto CNPq e no momento foi selecionado para participar do SIBRATEC nanomateriais, tendo tido um de seus projetos recentemente aprovado nesta rede.