Informes de ações da Coordenação-Geral de Tecnologias Habilitadoras – CGTH
Com a finalidade de divulgar as ações que envolvem as áreas de Nanotecnologia, Fotônica, Materiais Avançados, Tecnologias para Manufatura Avançada, Tecnologias Assistivas e Tecnologias para Saúde, a Coordenação-Geral de Tecnologias Habilitadoras – CGTH encaminhou alguns informes. Dentre eles, o LCP e o LINDEN são citados em dois itens:
- E-book Centro Brasil-China de Pesquisa e Inovação em Nanotecnologia (CBCIN) – Foi lançado o Ebook Centro Brasil-China que apresenta os principais resultados obtidos pelo CBCIN, que é um centro virtual formado por uma rede cooperativa de instituições do Brasil e da China. Tenha acesso ao documento na íntegra.
- Parcerias e Inovações com Grafeno – Estes foram os temas do encontro com reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Antônio Kuiava, e representantes da UCSGraphene e da empresa Zextec. Na ocasião, apresentou-se ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, exemplos de produtos desenvolvidos no Brasil com o uso do grafeno. Veja a matéria completa.
- Empresa e Laboratório do SisNANO desenvolvem embalagem com nanotecnologia contra vírus e bactérias – uma parceria entre a empresa Anjo Tintas e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) resultou no desenvolvimento de um verniz com nanotecnologia capaz de bloquear tanto a sobrevivência de vírus quanto a proliferação bacteriana em filmes e superfícies plásticas flexíveis, com embalagens de alimentos e sacolas plásticas. Veja a matéria completa.
- 3ª Reunião do Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva (CITA) – No dia 18 de fevereiro, foi realizada, por videoconferência, a terceira reunião do CITA. No encontro, foram apresentadas as ações realizadas pelo MCTI em 2020, com destaque para a Chamada Pública MCTI/FINEP/MS de Tecnologia Assistiva e para o Centro Nacional de Tecnologias para Pessoas com Deficiência e Doenças Raras (CNT-MCTI), e apresentadas as ações que vem sendo realizadas pelos demais Ministérios integrantes do Comitê.
- Projeto Apoiado pelo MCTI é Capa da Revista Nature – O projeto Na@Mo é matéria de capa da última edição da revista Nature, uma das mais conceituadas publicações científicas do mundo, divulgada no dia 18/02/2021. Realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – por meio da Unidade Embrapii DCC-UFMG) e pelo Senai-Cimatec, o Na@Mo visa a criação de um nanoscópio, dispositivo que permite a análise em alta resolução de estruturas nanométricas, como átomos e moléculas. O desenvolvimento do nanoscópio conta com o apoio financeiro e parcerias com diversas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), incluindo o MCTI e o Governo de Minas Gerais. Para mais informações, favor acesse.
- Governo Federal empossa o Comitê Interministerial de Doenças Raras e lança campanha “Seja um voluntário Raro” – Posse ocorreu em evento para celebrar o Dia Mundial de Doenças Raras, comemorado sempre no último dia de fevereiro. Criado em dezembro de 2020, por meio do Decreto 10.558, será coordenado pelo MMFDH e e contará com representantes de diversos ministérios, incluindo o MCTI, cujo membro titular indicado é o Coordenador-Geral de Tecnologias Habilitadoras do MCTI, Felipe Bellucci. O Comitê atuará no desenvolvimento de políticas que resultem em melhor qualidade de vida para essas pessoas. Durante o evento, também foi anunciada a inclusão do rol “doenças raras” nos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do MMFDH. Também foi lançada a campanha Seja um Voluntário Raro, do Programa Pátria Voluntária. Para mais informações, acesse.
- SibratecNANO – Durante todo o mês de fevereiro até a última terça-feira, dia 02/03/21, ficou aberto o prazo para submissão dos projetos para o9º ciclo de avaliações do SibratecNANO, com o objetivo de selecionar propostas de projetos direcionados à criação de produtos e processos nanotecnológicos, com foco no mercado e na geração de valor para negócios e sociedade. A divulgação dos resultados de enquadramento está prevista para o dia 23/03/2021. Para mais informações, acesse.
Essas informações foram cordialmente recebidas da Coordenação-Geral de Tecnologias Habilitadoras – CGTH.