Colaboração Internacional: LINDEN-INL

09/02/2024 17:18

 

O Prof. Dachamir Hotza, coordenador do Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (LINDEN) da UFSC, realizou uma visita ao  International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) em Braga, Portugal, nesta 6ª feira, dia 9 de fevereiro de 2024. Durante a visita, apresentou uma palestra intitulada “Connections and Perspectives“, abordando tópicos relevantes para a colaboração entre as instituições e destacando possíveis oportunidades de cooperação futura. Além disso, participou de reuniões e discussões com pesquisadores e membros da equipe do INL, explorando áreas de interesse comum e promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiência.

 

A visita ocorreu a convite do Prof. Lorenzo Pastrana, Líder do Grupo de Processamento de Alimentos no INL. Ele também é Professor de Ciência dos Alimentos na Universidade de Vigo, Espanha, onde foi Diretor do Centro de Pesquisa, Transferência e Inovação (CITI) e Chefe do Escritório de Transferência de Conhecimento (2009-2010). Em setembro/2022, o Prof. Pastrana ofereceu um curso pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PósENQ), no tema “Advanced Food Technology“.

Atualmente, a Profa. Alcilene Fritz do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) é professora visitante junto ao INL. Entre outras atividades, coorienta um doutorado em parceria com o INL, desenvolvido por Andrei Pavei Battisti, aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEAL). Durante a visita, foi também encaminhada uma proposta de acordo de cotutela de doutorado entre UFSC e a Universidade de Vigo, Galícia, Espanha.

O INL é a primeira Organização Internacional Intergovernamental na Europa a realizar pesquisa e desenvolvimento de nível mundial no campo da nanociência e nanotecnologia. É o resultado de uma ação conjunta dos governos de Portugal e Espanha, tomada em novembro de 2005. A instalação de equipamentos científicos começou em outubro de 2010 e, até agora, o INL esteve envolvido em mais de 50 projetos orientados para a indústria, em nível nacional, europeu e internacional.