Comunicado:

13/02/2019 13:16

Prezados colegas e clientes,

Desde junho/2013, o LINDEN/UFSC vem cumprindo sua missão de “dar suporte à comunidade científica, tecnológica e ao setor produtivo brasileiro, com a finalidade de ampliar a pesquisa e a inovação, promovendo o avanço científico e tecnológico e a formação de recursos humanos em Nanociência e Nanotecnologia”.

Graças ao apoio de colegas dos laboratórios associados, estudantes e bolsistas vinculados e, fundamentalmente, aos recursos oriundos de agências financiadoras nacionais, temos realizado um trabalho que recebeu destaque por sua competência e profissionalismo.

No entanto, nos últimos meses, dois dos projetos de pesquisa que financiavam a maior parte de nossas despesas correntes chegaram a seu fim, sem perspectiva de continuação.

Um dos projetos, via MCTIC/CNPq, durou 5 anos e foi encerrado em novembro/2018, tratou da estruturação do LINDEN e nos permitiu adquirir importantes equipamentos (LUMiSizer, Stabino/NANO-flex, dentre outros), manter outros equipamentos e serviços, e principalmente pagar bolsas DTI a mais de uma dezena de alunos distribuídos por vários laboratórios associados.

Outro projeto, via FINEP/FUNDEP, durou 4 anos e foi encerrado em janeiro/2019, tratou do processo de acreditação do LINDEN-metro, relativa à medição de tamanho de partículas na faixa nanométrica, responsável pelo pagamento de bolsas a nossos gerentes de qualidade e técnico, respectivamente.

Chegamos a um ponto no qual, sem o apoio governamental, estamos próximos de fechar nossas portas à comunidade universitária e exterior à UFSC. Lembramos que não temos funcionários ou técnicos exclusivos da UFSC ligados ao LINDEN e que no momento estamos contando apenas com o trabalho voluntário de ex-bolsistas.

Em especial, em relação ao LINDEN-metro, após um grande esforço para criar e manter um sistema da qualidade, que recebeu a melhor avaliação dentre todos os laboratórios de nanometrologia no Brasil, teremos que interromper os serviços, sem previsão de prazo de retorno.

A equipe do LINDEN-metro estipula, até segunda ordem, o fim das atividades para o dia 1 de março de 2019.

Sentimos por transmitir a todos uma mensagem neste tom, mas é a realidade atual que teremos que enfrentar, contando com a compreensão de nossos colegas e clientes.

Atenciosamente,

Ricardo Machado