LINDEN-UFSC participa de evento do BRICS na área de Materiais e Nanotecnologia

27/10/2021 08:38

A convite da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação, por meio da Coordenação-Geral de Tecnologias Habilitadoras do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Prof. Dachamir Hotza, vice-coordenador do Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas está representando a UFSC no 3rd Meeting of the BRICS Working Group on Materials Science and Nanotechnology.

As tratativas do Grupo de Trabalho em Ciência dos Materiais e Nanotecnologia, no âmbito do agrupamento BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), iniciaram em 2017 e até o momento, após duas reuniões, já foram definidas as diretrizes básicas para a criação de uma Rede BRICS de Ciências dos Materiais e Nanotecnologia (BRICS-RCMN). A Rede proposta é um consórcio acadêmico sem fins lucrativos, unindo e colocando em rede, voluntariamente, as principais universidades e organizações de pesquisa dos países BRICS nas áreas de Ciência dos Materiais e Nanotecnologia.

A parte brasileira do BRICS-RCMN é composta por 5 laboratórios do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO) que demonstraram interesse em participar das discussões dos encontros do Grupo de Trabalho em Ciência dos Materiais. Neste grupo está incluído o LINDEN/UFSC, coordenado pelo Prof. Ricardo Antonio Francisco Machado, do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA).

O Encontro ocorre em formato híbrido, presencial ou virtualmente, por videoconferência, de 26 a 28 de outubro de 2021, em Manaus, Amazonas, tendo como organizadores o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e o MCTI. As atividades podem ser acompanhadas pelos inscritos no site do evento, que também tem transmissão ao vivo no canal do YouTube da TV IFAM.

Neste evento, o Prof. Dachamir está apresentando as potencialidades e interações internacionais do LINDEN-UFSC, cuja participação está também disponível em português ou inglês, nos respectivos links.

Atualmente, o LINDEN participa de um projeto BRICS, financiado no Brasil pelo CNPq, e coordenado na UFSC pelo Prof. Pedro Henrique Hermes de Araújo (EQA/CTC) intitulado “Polymeric Nanostructures for Treatment of Microbial Infections”, que tem como parceiros os institutos NIAB, em Hyderabad, Índia, e o NERCN, de Xangai, China.

Mais informações sobre o evento em: