Notícia: Projeto que estabelece parceria entre Brasil e China é aprovado

13/04/2016 12:17

Brasil China

O projeto título “Nanomateriais e Nanocompósitos para a Descontaminação Ambiental” teve parecer favorável e foi aprovado recentemente sem restrições pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, no âmbito de Projetos de Cooperação Centro Brasil-China de Nanotecnologia. O projeto é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina, o National Engineering Research Center for Nanotechnology (NERCN-China) e a empresa TNS Nanotecnologia de Florianópolis, e se enquadra nas Disposições Específicas do edital no item Materiais avançados para remediação, descontaminação e aplicações ambientais.

A aplicação da nanotecnologia tem sido apontada como uma nova fronteira no tratamento e gerenciamento sustentável da água sendo uma grande promessa na aplicação bem sucedida de nanopartículas e de nanocompósitos para a descontaminação do meio ambiente. O presente projeto tem como objetivo principal promover na área de nanotecnologia novas aplicações de tratamento de água para prevenção e remediação ambiental, mediante a formação de uma forte parceria entre os laboratórios associados ao SisNano na UFSC (LINDEN) e o NERCN de Shangai.

Os recursos solicitados no presente projeto serão empregados no custeio para mobilização de pesquisadores para a realização de dois workshops, missões bilaterais de visita técnica e estudo e de trabalho, bem como de aquisição de insumos e equipamentos para pesquisa.

Para mais informações acesse também o site de notícias da UFSC noticias.ufsc.br/2013/03/ufsc-estabelece-parceria-com-a-china-para-atividades-de-ensino-e-pesquisa-em-nanotecnologia/