LINDEN selecionado para representar a UFSC em edital FAPESC de Laboratórios Multiusuários

25/11/2023 18:32

A proposta do LINDEN foi avaliada em primeiro lugar dentre 13 propostas submetidas à Seleção Interna da UFSC do Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários, referente à Chamada Pública 15/2023 da FAPESC. A iniciativa visa fortalecer a pesquisa avançada no estado de Santa Catarina, impulsionando a infraestrutura laboratorial dedicada a esse propósito.

Essa conquista, ainda que não definitiva, reflete não apenas a excelência do trabalho desenvolvido pelo LINDEN e seus laboratórios e pesquisadores associados, mas também evidencia a relevância do projeto para o avanço das pesquisas em nanotecnologia e a consolidação da UFSC como referência nesse campo.

Pelas regras da FAPESC, cada universidade catarinense deverá pré-selecionar uma proposta de projeto de pesquisa a ser submetida ao Programa. Com a aprovação da proposta do LINDEN/UFSC, a ser avaliada na sequência em sua fase estadual, pretende-se adquirir novos equipamentos multiusuários, como Nanoindentador, ICP OES, DSC, Autosorb e FTIR.

Assim, o LINDEN/UFSC fortalecerá suas capacidades analíticas, ampliando oportunidades para colaborações interdisciplinares e parcerias com o setor industrial. Além disso, a formação de recursos humanos qualificados contribuirá para o desenvolvimento de profissionais preparados para os desafios da pesquisa avançada.

A proposta LINDEN/UFSC foi enviada para avaliação da FAPESC, cujo resultado final está previsto para ser divulgado em 08/12/2023. Se aprovada, a expectativa é de que se inicie em janeiro de 2024, prometendo não apenas impulsionar as atividades do LINDEN, mas também elevar a UFSC como um polo de excelência em pesquisas avançadas e inovação tecnológica.